No início desse ano, o Coletivo Chá inscreveu um projeto no SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – que foi aprovado e teve seu início no mês de outubro. Chamado de “A arte movimenta o futuro”, o projeto busca levar a arte ubana para a vida dos alunos de três escolas municipais, que dão uma pausa em seus estudos diários para a prática de uma oficina junto com a gente.

Com todos os materiais oferecidos pela Fundação Cultural, nós apresentamos um conteúdo com informações sobre arte urbana e, mais tarde, partimos para a prática onde os alunos são incentivados a desenhar, pintar e colocar no papel suas principais ideias. Por último, os lambes são colados em painéis com o objetivo de aprender a mesma técnica utilizada nas ruas.

O Coletivo Chá desenvolveu um painel repleto de lambes que está circulando entre as três escolas selecionadas e, em cada escola, os alunos interagem com outro painel disponível exclusivamente para os desenhos confeccionados na oficina.

A nossa primeira experiência aconteceu na escola E.E.B Martins Veras e foi simplesmente lindo! É maravilhoso ver a vontade, criatividade e inspiração de muitas pessoas que, muitas vezes, apenas precisam de um pequeno impulso para espalhar grandes ideias por aí. E é justamente essa a ideia do projeto: abrir espaço para a expressão, a opinião e tornar ainda mais presente o conceito (e a prática) da arte urbana na nossa cidade. Com certeza, talento é que não falta.

Chega de falar e vamos as fotos! : )

Painel desenvolvido pelo Chá para circular nas escolas:

[ideias.aflorando]

[as.cores.começam.a.surgir]

[é.hora.de.colar!]

[o mais legal é ver que o projeto ultrapassou as paredes da sala de aula e, muita gente que passava pelos corredores da escola pararam e fizeram questão de desenhar/interagir/colar também]

[o talento já começa cedo: essa menina mostrou pra gente o caderno de desenhos dela e prometeu que ia trazer uns de casa pra colar no painel]

[o resultado? muita cor, muita arte e muitas boas ideias]

É isso! Logo logo a gente coloca mais fotos das outras escolas que fazem parte do projeto. : )

post por // vidanoconcreto.
sons // feist.
imagens // m
agradecimentos // Agradecimentos à Fundação Cultural pelo apoio ao projeto, à coordenação da Martins Veras pelo espaço e aos alunos que participaram da oficina com muito talento, disposição e empenho!